São João revela-nos, na sua I epístola, a existência de três concupiscências como fonte de todos os pecados, especialmente dos sete pecados capitais: “Tudo o que está no mundo é ou concupiscência da carne, ou concupiscência dos olhos, ou orgulho da vida” (I Jo 2,16).
Da concupiscência da carne nascem a gula, a luxúria e a preguiça.
Da concupiscência dos olhos nasce a avareza (e também a curiosidade, que não é um pecado capital, mas que pode servir todas as concupiscência).
Do orgulho da vida nascem o orgulho ou amor da vã glória, a inveja e a cólera.
Da concupiscência dos olhos nasce a avareza (e também a curiosidade, que não é um pecado capital, mas que pode servir todas as concupiscência).
Do orgulho da vida nascem o orgulho ou amor da vã glória, a inveja e a cólera.
O quadro seguinte pode-nos esclarecer sobre as conseqüências para a alma dos sete pecados capitais e encoraja-nos a fazer “jejum do pecado”, que deve necessariamente acompanhar as nossas penitências (oração, jejum, esmola).
I- ORGULHO OU VÃ GLÓRIA
“Paixão que nos leva a sobreestimar e a procurar de modo exagerado a glória”.
“Paixão que nos leva a sobreestimar e a procurar de modo exagerado a glória”.
Gera:
- Jactância – Coloca-se a si mesmo à frente e dá-se valor por presunção…
- Afetação das novidade – ou querendo causar admiração e impressionar pelas suas atitudes audaciosas ou rebuscadas (modas, idéias, etc.)
- Hipocrisia – ou ainda, simulando a posse de certas qualidades, para parecer o que na verdade não é.
- Obstinação – Distingue-se dos outros pela teimosia do seu espírito…
- Discórdia – ou pela sua vontade de desacordo, onde os corações deviam estar unidos…
- Contenção – Impõe-se os outros por palavras duras.
- Desobediência – manifesta-se desde a insubmissão à revolta.
II- INVEJA
“Tristeza com o bem de outrem, porque esse bem é entendido como uma diminuição da sua própria excelência pessoal”.
“Tristeza com o bem de outrem, porque esse bem é entendido como uma diminuição da sua própria excelência pessoal”.
Gera:
- Cochichos – Procurar rebaixar a glória de alguém falando em segredo.
- Maledicência – em seguida, fere-se a sua reputação, dizendo abertamente mal.
- Alegria com o al de outrem – Se o mal chega a alguém: “É bem feito!”.
- Tristeza pelo seu bem – Inveja-se a pessoa pelos seus bens materiais e espirituais (este último ponto é um pecado contra o Espírito Santo).
- Rancor pelo próximo – Deseja-se mal ao próximo.
III- CÓLERA
“Paixão desregrada que nos leva a vingarmo-nos do que nos ofende”.
“Paixão desregrada que nos leva a vingarmo-nos do que nos ofende”.
Gera:
- Indignação – No coração: irritação ao pensamento de quem nos fez mal…
- Fúria do espírito – Enche-se o espírito de perturbação para encontrar meio de se vingar.
- Clamor – Nas palavras, manifesta-se a cólera levantando a voz.
- Injúria – As palavras tornam-se ultrajes contra o próximo…
- Blasfémia – Contra Deus, para jurar, clamando vingança.
- Rixa – a querela passa aos atos: violência física.
IV – AVAREZA
“Amor desregrado pelo dinheiro e bens materiais”.
“Amor desregrado pelo dinheiro e bens materiais”.
Gera:
- Dureza de coração – Desejo excessivo de conservar o dinheiro; o coração deixa de se abrir às necessidades dos outros.
- Inquietação – Desejo ecessivo de obter dinheiro, o que leva a cuidados e preocupações exageradas.
- Violência – Para se apoderar do seu bem, seja abertamente pela força…
- Embuste – Seja de modo disfarçado pela artimanha – por palavras…
- Perjúrio – (agravo pelo falso juramento)…
- Fraude – Por atos.
- Traição – Violação dos segredos do próximo, com o fim de ganho de dinheiro (Judas).
V- GULA
“Procura desordenada do prazer no beber e no comer”.
“Procura desordenada do prazer no beber e no comer”.
Gera:
- Estupidez – A inteligência indisposta pelos vapores que sobe à cabeça e que impedem a reflexão, a oração, etc.
- Alegria vã – A razão perde a sua ascendência sobre a vontade; já não manda, porque ” o vinho faz crer que tudo é bem estar e felicidade”.
- Loquacidade – Desordem nas palavras: “a língua agita-se a torto e a direito”.
- Palhaçada – Desordem dos gestos: “tudo é bom para rir”.
- Impureza – Desordem do corpo: a falta de asseio, falta de reserva e todas as espécies de excessos.
VI- PREGUIÇA
“Procura desordenada do repouso e do prazer em nada fazer, negligenciando o seu bem espiritual”.
“Procura desordenada do repouso e do prazer em nada fazer, negligenciando o seu bem espiritual”.
Gera:
- Desespero – Renuncia ao fim que o faz triste, o bem divino.
- Pusilanimidade – Falta de coragem em relação aos meios de perfeição, que parecem muito penosos.
- Indolência – os mandamentos comuns a todos são uma fonte de tristeza e são negligênciados.
- Rancor – Ressentimento contra aqueles que nos querem conduzir a caminhos mais perfeitos.
- Malícia – Desprezo pelos próprios bens espirituais.
- Desvio para as coisas interditas – Procura de outros bens interditos, para preencher o vazio afetivo.
VII- LUXÚRIA
“Procura desordenada do prazer da carne”.
“Procura desordenada do prazer da carne”.
Gera:
- Cegueira
- Precipitação
- Inconsideração
- Inconstância – As quatro atingem a inteligência:
1)-Apreensão: “O amor é cego”.
2)- Deliberação: Sem auto-controle, não existe reflexão.
3)- Julgamento: Erro, ilusão, decisões inflexíveis.
4)- Resolução: Indecisão, tergiversações.
2)- Deliberação: Sem auto-controle, não existe reflexão.
3)- Julgamento: Erro, ilusão, decisões inflexíveis.
4)- Resolução: Indecisão, tergiversações.
- Egoísmo – Deuas desordens da vontade:
1)- Escolha do fim: “Quero o meu prazer, ainda que desordenado…
- Aversão a Deus – …mesmo que Deus mo proíba…”
- Amor da vida presente e horror da vida futura
2)- Escolha dos meios: “Nada me interessa mais do que as alegrias da vida presente!”.
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