Um pouco mais de nós

Histórico dos Leitores

Texto: José Viana Filho (2007)
Revisado: José Luiz Alves (2010)

Tudo teve início, quando nas celebrações algumas pessoas foram escolhidas, “a dedo”, para formarem não mais um grupo de Liturgia, mas sim um grupo que já esta às vésperas de completar seu 15º ano de fundação.
Graças ao nosso fundador, Pe. Jan Baranieck SAC ( João Antonio ). Há quase 13 anos teve a idéia que revolucionou a liturgia de nossa paróquia, Para dar início ao trabalho, foram chamados André Lúcio, André Sousa ( Panda ), Astrogildo Luiz, José Viana e Luciano Ribeiro.
Nossa preparação foi acompanhada de perto pelo nosso fundador e mestre, foram reuniões de preparação que constavam em leituras em leituras e estudo bíblico. “Eram ótimas e bem descontraídas”.
No começo recebemos muitas críticas, as vezes, de pessoas que já faziam parte do antigo ministério de liturgia, mas fomos persistentes e demos continuidades. Este foi o início deste grupo.
No Ano que o nosso atual Arcebispo Dom Alano, tomou posse, algo mudou, um lugar que era só de meninos, foi conquistado pelas meninas, assim elas poderiam permanecer no altar por todo o tempo da celebração, daí o nosso Padre e Mestre não deixou passar e formou algumas delas...
No início do ano de 2004 tivemos uma baixa irreparável no Grupo de Leitores, o nosso Mestre Pe. João foi  transferido para a Paróquia de São Roque, em Bento Ribeiro – RJ.
No final do ano de 2005, o grupo teve um acompanhamento mais intenso, Mas foi no ano de 2006 que tivemos o 1º CPL ( CURSO PREPARATÓRIO PARA LEITORES ), que consiste em um curso de liturgia para os futuros leitores.
No ano 2007 tivemos um ganho incomparável, uma turma de quase 50 alunos ingressou no CPL (dos quais apenas 17 chegaram ao fim do curso).  

Pe. Josiel Azevedo SAC
Já sob os olhos atentos de nosso novo Diretor Espiritual  o Pe. Josiel Azevedo SAC ( já que o querido Pe. Daniel Rocchetti SAC, foi convidado a continuar seus estudos em Roma).  Demos continuidade ao grupo. No fim do ano de 2007 houve uma grande baixa em nosso grupo, grande parte dos leitores mais antigos deixaram o altar.
Então por graça de Deus aconteceu uma grande renovação na estrutura, nas metas, na espiritualidade do grupo. Ao fim do ano de 2008 o então  coordenador do grupo Michel e o orientador Zé Luiz, após participarem do FIJ (Formação Integral do Jovem), resolvem ir mais além idealizando um retiro de formatura (para os futuros Leitores) e renovação das promessas de nossa formatura (para os formados). A duração desse retiro foi de um final de semana, sob o tema da paixão do nosso Senhor Jesus Cristo.
Com a ajuda da equipe de coordenação esse retiro aconteceu. E Se repetiu no ano seguinte sob o tema : “Santa Missa, o paraíso do calvário!”.

 Retiro de 2009. Bruno Camurati é autor de canções como Fiat (faça-se) e Canção de Pedro
(gravadas pela Banda Dom e em seu  CD solo)
E este ano acontecerá novamente com tema que fala sobre a Cura. É maravilhoso subir a este altar e saber que de alguma forma faço parte da paixão de nosso Senhor, que faço parte dessa história.  Se um dia ao altar te encantou, se você aceitou o chamado de ser leitor e hoje encontra-se longe do altar, tenha certeza o altar de espera, Cristo te espera, para que você faça Dele a Alegria  da sua juventude. O mesmo digo aqueles que sentem-se chamados a servir “não tenham medo, Cristo não tira nada ele dá tudo!” Papa Bento XVI, em discurso aos jovens.


“Meus queridos alunos, neste ano esta tudo concorrendo para o bem, então para que vocês se tornem, não só leitores, mas sim os formandos de 2007, só basta termos uma identidade, identidade esta que conseguiremos executar se estivermos compromissados com a causa do COMPROMISSO e AMIZADE MÚTUA.”

Trecho do texto original da apostila 2007








Hino à Caridade






Sabendo que somos criaturas feitas a imagem e semelhança do Pai, filhos do Amor, podemos compreender melhor a nossa caminhada na Igreja através destas palavras que estão neste hino de amor

“ Ainda que eu falasse as línguas e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, o como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!
A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como sou conhecido.
Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade”.
(I Cor 13, 1-13)


Após a Santa Missa de encerramento| Retiro de 2010


Renovação das promessas de formatura | Retiro de 2008