domingo, 17 de outubro de 2010

Juventude a favor da Vida e da Família. Seja + 1. Assine!


Declaração da Juventude para a ONU e para o mundo

Nós – os jovens de todo o mundo – celebramos o fato de que, como seres humanos, somos criados à imagem e semelhança de Deus e, portanto, possuimos uma dignidade humana inerente. Acreditamos que a idade da juventude é o "escultora que molda toda a vida" e como tal este é talvez o período mais crítico no desenvolvimento da pessoa humana. Porque nós somos o futuro da família humana, nós nos esforçamos para o bem comum e para uma renovação positiva da sociedade. Buscamos o florescimento continuo e saudável da família humana. Nós adotamos os seguintes princípios que são de fundamental importância para os jovens e para toda a família humana.

1. Os jovens são seres relacionais, formados na família: somos filhos de pais e membros de uma família. Somos seres relacionais, e não indivíduos autônomos. Nós firmeente concordamos com a Declaração Universal dos Direitos Humanos que a família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.

2. Os pais são os primeiros educadores dos Jovens: Acesso à educação é fundamental para nossa formação e nosso sucesso a longo prazo. Nós concordamos com a Declaração Universal dos Direitos Humanos que os pais têm o direito prévio de educar seus filhos. Os pais têm o direito primordial, o dever e a responsabilidade de educar-nos e deve ser assegurada a assistência adequada para assegurar a educação moral, religiosa, intelectual, prática e física da juventude.
     

3. Direitos da Juventude são baseados em suas capacidades de desenvolvimento: O período da juventude compreende um período crítico do desenvolvimento, durante o qual o nosso direito de tomar decisões por nós mesmos se desenvolve de acordo com a nossa maturidade e, de acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança, deve ser equilibrada com os direitos e deveres dos pais.2

4. O direito à vida é inviolável desde a concepção à morte natural: Muitos nas duas últimas gerações nasceram em sociedades que não protegem o direito à vida antes do nascimento, e consideramo-nos sobreviventes, pelo fato de termos nascido. Só através da restauração da protecção legal apropriada, tanto antes como depois do nascimento, pode trazer de volta a verdadeira justiça e paz na sociedade.3

5. Os jovens são participantes em Desenvolvimento e Emprego: é a chave para o futuro, devemos estar no centro do desenvolvimento. A juventude é o tempo para discernir talentos que podem ser usados para o resto da vida.   

6. Uma boa compreensão da Sexualidade e dos relacionamentos saudaveis devem ser respeitados:em conhecer e encontrar nossa sexualidade natural, que deve ser instilada com um sentido de responsabilidade e de auto-respeito. A expressão plena e adequada da sexualidade só pode ser realizado no compromisso total ao longo de toda a vida e para o outro, somente quando é enraizada na instituição natural do casamento entre um homem e uma mulher.    

7. Homem e mulher são baseados na Natureza: Os jovens, como todos os membros da família humana, são criados masculino e feminino. Enquanto homens e mulheres são totalmente iguais, cada um possui características que são peculiares a seu sexo, que são complementares. Afirmamos acordos internacionais que o gênero não é uma construção social, e remete aos dois sexos, masculino e feminino3.

8. A juventude devem ser protegidas contra todos os crimes de exploração: Todos os seres humanos e, principalmente os jovens, devem ser protegidos contra a exploração de todas as formas. Em particular, devem ser protegidas da exploração e do tráfico para fins de trabalho forçado, tráfico sexual, escravidão e da participação no conflito militar, ou seja, as crianças-soldados.

1Convenção sobre os Direitos da Criança, artigo 5.

2Convenção sobre os Direitos da Criança, Preâmbulo e do artigo 6.

3Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, o artigo 7 (3): "gênero se refere aos dois sexos, masculino e feminino." 

(Entre e ASSINE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário